25/02/2016

TEIA SUSTENTÁVEL É PROJETO DE SUCESSO

Você está em: AD Goiana > Notícias > Teia Sustentável > TEIA SUSTENTÁVEL É PROJETO DE SUCESSO

_DSC0290A Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, com apoio da Agência de Desenvolvimento de Goiana (AD Goiana), e em parceria com a Graúna Cooperativa de Trabalho e Apoio ao Desenvolvimento de Organizações, apresentou, no último dia 16/02, no auditório da AD Goiana, os resultados alcançados na segunda etapa do Projeto Teia Sustentável, que tem a finalidade de desenvolver o trabalho de agricultores familiares e comunidades pesqueiras, gerando renda e qualidade de vida para a população.

O Projeto Teia Sustentável surgiu em 2014, quando a Prefeitura, atendendo a uma demanda do Conselho Municipal para o Desenvolvimento de Goiana, o implementou visando fortalecer as entidades ligadas à agricultura familiar e pescadores artesanais do Município.

Em dois anos de projeto, 12 associações tiveram a oportunidade de se organizar nas questões jurídicas e contábeis, além de melhorar a gestão, através de curso de formação de lideranças. Nesse período, dentre as inúmeras ações implementadas pelo Projeto ocorreram a realização de diagnóstico da situação contábil e jurídica das seguintes entidades: Aprau, Atraff, Colônias Z-14 e Z-17, Associação do Gambá, Associação das Marisqueiras, Associação Massaranduba, Associação Quilombola de Povoação de São Lourenço); identificação das pendências e encaminhamento para regularização; assessoria para abertura de entidade; cumprimento de exigências e obrigações fiscais (declarações e certidões); assistência jurídica às entidades; produção de material do projeto e experiência sistematizada para a divulgação da experiência; e promoção e realização do curso de formação de desenvolvimento comunitário com membros das entidades, no total de 16 associações participantes.

Um capítulo à parte no sucesso do Teia Sustentável diz respeito ao cumprimento, por parte da Prefeitura de Goiana, da Lei nº 11.947, de 16 de julho de 2009, que preconiza a aquisição de produtos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com isso, os agricultores familiares dos assentamentos beneficiados fornecem alimentos para a merenda escolar do Município, o que enseja num total de 11 mil refeições diárias distribuídas para os alunos da rede municipal de ensino.

O Projeto realiza o acompanhamento às comunidades rurais com foco na produção e comercialização da agricultura familiar ao PNAE, inclusive no tocante às emissões de notas fiscais das entidades participantes do Programa e regularização de CNPJ.
Na ocasião também foi apresentado o planejamento das atividades de 2016 para cada Associação participante do Teia Sustentável.

Confira, abaixo, associações participantes:

1. Assentamento Ubú (Aprau);
2. Assentamento Mussumbú (Florestan Fernandes)-Atraff.
3. Associação de Pequenos Produtores Rurais de Goiana (Massaranduba).
4. Acampamento Folguedo (MST)
5. Colônia de Pescadores Z-14;
6. Colônia de Pescadores Z-17;
7. Associação das Marisqueiras e Pescadores de Povoação de São Lourenço;
8. Associação dos Pescadores e Pescadoras de Tejucupapo;
9. Associação dos Pescadores e Pescadores de Carne de Vaca;
10. Associação Mãe-Resex Acaú/Goiana.
11. Associação Quilombola de Povoação de São Lourenço;
12. Associação do Gambá.