17/09/2013

NOVA DIRETORIA DA ASSAG TOMA POSSE NA AD GOIANA

Você está em: AD Goiana > Notícias > Movimento Goiana Criativa > NOVA DIRETORIA DA ASSAG TOMA POSSE NA AD GOIANA

1186124_612021972183990_1197748948_n

Numa noite marcada pelo entusiasmo e pela esperança em dias melhores, um grupo de importantes artesãos goianenses se reuniu, na noite da última sexta-feira (13/09), no auditório da AD Goiana, para empossar a nova diretoria da Associação dos Artesãos de Goiana-Assag, reativando as atividades da entidade que estava desativada desde o ano de 2010 e é composta em quase sua totalidade por ceramistas da cidade.

A iniciativa de reorganização da entidade tem o apoio da Prefeitura de Goiana, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Artístico Cultural, bem como da Agência de Desenvolvimento de Goiana-AD Goiana. “O artesanato é um setor da economia cujo desenvolvimento possui alto potencial de geração de trabalho e renda, merecendo assim uma política municipal de atenção à área”, destacou a presidente da AD Goiana, Micheli Barreto, que na ocasião foi homenageada pelos artesãos que lhe presentearam com peças de cerâmica figurativa e esculturas em madeira.

Deslumbrada com a arte dos goianenses, a presidente agradeceu a todos e falou da importância da reativação da entidade classista. “A reativação da Assag é estratégica e compõe a agenda prioritária de projetos do Movimento Goiana Criativa, programa de fomento à Economia Criativa conduzido pela AD Goiana”, mencionou Barreto aos presentes à solenidade que contou com a presença dos artesãos Adilson, Gercino, Lázaro, Tog, Edivaldo, Tonho e Dande, além do diretor de Turismo de Goiana, José Augusto Neto, entre outros.

A Assag foi fundada em 13 de abril de 1987 e, segundo o artesão Antonio Silva, é a mais antiga associação de artesãos do Estado, sendo inclusive precursora do Sindicato dos Artesãos de Pernambuco. “A associação foi criada antes do sindicato de artesãos daqui de Pernambuco, pois naquele momento já sentíamos a necessidade de nos organizar para fortalecer o nosso trabalho”, atesta Tog, como é mais conhecido o ceramista, figura carimbada e mestre premiado na Feira Nacional de Negócios do Artesanato-Fenearte.

De acordo com o vice-presidente Gercino Santo, a nova diretoria, que vai ficar à frente da entidade até 2015, tem de início plano de trabalho focado em três ações: a reestruturação de fornos em ateliês para o fomento à produção; a definição de espaço e ações para viabilizar a exposição e comercialização dos produtos dos artesãos; e o incremento da participação dos associados em eventos de artesanato.

A nova diretoria está assim constituída: Presidente – Adilson Vitorino; Vice-Presidente: Gercino Santo; Secretário: Geronício Inácio (Lázaro); e Tesoureiro – Antonio Silva (Tog).

Assecom-AD Goiana