17/09/2014

GOIANA NA INAUGURAÇÃO DA INCUBADORA PERNAMBUCO CRIATIVO

Você está em: AD Goiana > Notícias > Movimento Goiana Criativa > GOIANA NA INAUGURAÇÃO DA INCUBADORA PERNAMBUCO CRIATIVO

DSC_0073
Foi bastante concorrida a inauguração da Incubadora Pernambuco Criativo, que aconteceu no início da tarde desta terça-feira (16/09), no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O equipamento cultural conta com quatro salas dentro do Centro de Convenções, interagindo com as demais atividades do espaço.

Com a presença de dezenas de representantes do tecido cultural pernambucano e de autoridades do setor, o evento foi prestigiado pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, juntamente com o secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), Marcos André Carvalho; secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelo Canuto; presidente da Fundarpe, Severino Pessoa; reitor em exercício da UFPE, Edmilson Lima; entre outros.

A Incubadora integra a Rede de Incubadoras Brasil Criativo (programa da Secretaria de Economia Criativa do MinC) e vai ofertar aos agentes culturais cursos e consultorias em gestão, planejamento estratégico, assessoria contábil, jurídica e de comunicação, marketing, elaboração de projetos e captação de recursos e acompanhamento contínuo. Também sediará balcões de crédito, de formalização, assessoria jurídica e uma área compartilhada permanente de trabalho colaborativo.

O prefeito de Goiana, Fred Gadelha, também prestigiou a cerimônia visto que o Município foi contemplado com a primeira extensão da Incubadora Pernambuco na Mata Norte. Na ocasião, o prefeito convidou a ministra Marta Suplicy para visitar uma exposição de peças de artesãos de Goiana (montada pela AD Goiana numa das áreas da Incubadora) e presenteou a autoridade com uma boneca de artesanato em papel e água representando as Heroínas de Tejucupapo, confeccionada por artesãos tejucupapenses do Núcleo Social Nassau.

Outro momento especial foi quando a ministra se deparou na exposição com colares artesanais produzidos por marisqueiras na comunidade quilombola goianense de São Lourenço. Deslumbrada com o designer e a beleza do trabalho, Suplicy pediu, foi contemplada com uma peça e logo foi fazendo uso do acessório de moda, bastante lisonjeada.

A inauguração da IPC foi abrilhantada ainda pelas apresentações do tradicional Maracatu Piaba de Ouro, fundado pelo saudoso Mestre Salustiano, e pelas orquestra sinfônica e orquestra de frevo da UFPE, esta última regida pelo músico goianense Nilsinho Amarante.

Pela tarde, dentro da programação, já na sala de trabalho compartilhado da Incubadora, a presidente da AD Goiana, Micheli Barreto, fez explanação apresentando o case do Movimento Goiana Criativa. E o secretário de Economia Criativa do MinC, Marcos André Carvalho, procedeu com o encerramento do evento.

Assecom-AD Goiana