31/07/2015

AGRICULTURA FAMILIAR DÁ NOVO PASSO EM GOIANA

Você está em: AD Goiana > Destaque > AGRICULTURA FAMILIAR DÁ NOVO PASSO EM GOIANA

iii_forum

Representantes de associações, assentamentos e colônias de pescadores, além de autoridades locais, participaram, no último dia 23/07, do lançamento da segunda etapa do Projeto Teia Sustentável, que tem o objetivo de continuar a fomentar o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, pesqueiras e entidades sociais de representação comunitária. O encontro ocorreu no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Engenho Itapirema de Cima, zona rural de Goiana.

Com bastante representatividade, o evento contou com a presença de representantes de 10 associações, assentamentos e colônias (Ubu, Mussumbu, Baldo do Rio, Gambá, Quilombolas, Marisqueiras, Colônia Z-17, Engenho Folguedo, Movimento de Catadores de Resíduos Sólidos e Associação de Mães, esta última representando seis comunidades localizadas na Resex Acaú-Goiana); de dirigentes do Conselho Municipal
de Desenvolvimento Rural Sustentável e do IPA; de secretários e diretores municipais; e de consultores da Cooperativa Graúna, empresa que presta toda a assessoria às associações para a execução do projeto.

O destaque da cerimônia foi a assinatura, com a presença do prefeito de Goiana, Fred Gadêlha, do contrato visando a aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar para a merenda escolar do Município, como preconiza o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O contrato foi celebrado entre a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Inovação, e a Associação dos Produtores Rurais em Agropecuária do Assentamento Ubu. De acordo com o secretário municipal de Educação, Horácio Reis, a rede municipal de ensino de Goiana conta com 11.000 alunos da educação infantil e fundamental.

O Teia Sustentável é implementado pela Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, em parceria com a Cooperativa Graúna e com apoio da Agência de Desenvolvimento de Goiana (AD Goiana). Inicialmente beneficiando quatro associações, o projeto em sua segunda etapa passa a contemplar 10 entidades, que recebem assistência técnica, jurídica, equipamentos, sementes e
apoio para a comercialização dos produtos.

Para o prefeito Fred Gadêlha, “além do fornecimento de alimentos para a merenda escolar municipal, o grande objetivo será viabilizar o fornecimento para os refeitórios das grandes indústrias instaladas no polo econômico de Goiana, ensejando o projeto no desenvolvimento a contento da agricultura familiar, propiciando aos agricultores renda, qualidade de vida e inclusão social”.