JEEP RENEGADE É O MODELO MAIS IMPORTANTE DO SALÃO DO AUTOMÓVEL

Você está em: AD Goiana > Imprensa > JEEP RENEGADE É O MODELO MAIS IMPORTANTE DO SALÃO DO AUTOMÓVEL

40
Utilitário da Jeep foi eleito a novidade do evento por profissionais de diversos veículos de comunicação do País.

O Jeep Renegade é o modelo mais importante do Salão do Automóvel. O utilitário-esportivo foi eleito por 17 dos 22 profissionais de comunicação consultados, dos quais 14 são integrantes da equipe do Estadão que atuou na cobertura do evento e oito representam outros conceituados veículos do País.

Segundo os “jurados”, as principais razões para a vitória do Renegade, que será fabricado em Goiana (PE) e deve ser lançado no País no primeiro trimestre de 2015, são o fato de o utilitário prometer preço competitivo (cerca de R$ 65 mil) e ter real aptidão para uso no fora de estrada, além de versões com motor a diesel e tração 4×4.

São grandes vantagens ante os rivais do segmento inaugurado e liderado pelo Ford EcoSport. Apesar do visual, esses modelos são baseados em carros de passeio e mais adequados para rodar em vias com piso bom.

“Todo mundo quer ser jipinho, e o Renegade é um Jeep que ‘caberá no bolso’ da maioria. O motor a diesel é o sonho de consumo de muitos”, diz o editor do Jornal do Carro, Tião Oliveira. “O visual é genuinamente jipeiro”, aponta o repórter do Carro Etc (O Globo) Fernando Miragaya. “Ele tem atributos para se tornar uma das novas referências entre os utilitários-esportivos, segmento que mais cresce no Brasil e no mundo”, afirma o editor executivo da Car and Driver, Lucas Litvay.

Esses fatores, bem como o bom acabamento e a ampla lista de equipamentos do Jeep, foram apontados também por Mário Venditti (revista Carro), Carina Mazarotto (produtora Bufalos), Milene Rios (programa Autoesporte) e os repórteres do JC Igor Macário, José Leme e Thiago Lasco.

Outro destaque é a relevância do Renegade para a história da Fiat e da indústria brasileira. “O carro chega em um momento importante para o Nordeste e vai impulsionar a região”, diz o editor do Veículos (A Tarde), Roberto Nunes. “O Renegade marca uma mudança de posição da Fiat no Brasil”, ressalta Cleide Silva, repórter de Economia & Negócios (Estadão). “Ele é o primeiro produto que sinaliza uma nova fase da indústria no País”, diz o editor da Quatro Rodas, Paulo Campo Grande.

O novo modelo é fruto da FCA, empresa formada a partir da união dos grupos Fiat e Chrysler, do qual a Jeep faz parte. Esses aspectos foram ressaltados também por Diego Ortiz, Karina Craveiro e Rafaela Borges, do JC, entre outros.

Segmento em evidência. A categoria do Renegade é o destaque do Salão. Também estão na feira o Chery Tiggo renovado, o Peugeot 2008 e o Honda HR-V, todos confirmados para 2015.

O HR-V foi o segundo na enquete, com votos de Thais Villaça, do JC, e Marcus Gasques, diretor de redação da revista Autoesporte. O Porsche 918 Spyder foi a escolha de Heverton Nascimento (JC). Nosso cinegrafista, Henrique Pinheiro, votou no BMW i8 e o fotógrafo Werther Santana, no Audi TT.

DETALHES

Uma das partes que mais chama atenção no Renegade, e foi citada por vários dos profissionais consultados, é a riqueza de detalhes no acabamento do jipinho. A Jeep espalhou vários “lembretes” pelo carro que remetem à história da marca. As sete barras, característica registrada da Jeep, está nos faróis, lanternas e em peças como as saídas de som no interior e porta objetos. O formato da grade dianteira também está em porta-copos e na moldura do sistema de som, que ainda traz a inscrição “Since 1941”.

° Lâmpada do farol tem referência às sete barras da Jeep.
° Lanterna traseira também tem as sete barras tradicionais.
° Moldura do sistema de entretenimento remete à formato clássico de grade frontal.
° Porta-copos central do Renegade.
° Saída de som da porta traz menção à ícones da Jeep.

Os 22 “jurados”

Carina Mazarotto Editora de conteúdo, Bufalos

Cleide Silva Repórter, Economia & Negócios, O Estado de S. Paulo

Diego Ortiz Editor assistente, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo

Fernando Miragaya Repórter, Carro Etc, O Globo

Henrique Pinheiro Cinegrafista e editor de imagens, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo

Heverton Nascimento Repórter, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo

Igor Macário Repórter, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo

José Antonio Leme Repórter, Jornal do Carro,O Estado de S. Paulo

Karina Craveiro Repórter, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo

Lucas Litvay Editor executivo, Car and Driver

Márcio Fernandes Fotógrafo, O Estado de S. Paulo

Marcus Vinicius Gasques Diretor de redação, revista Autoesporte

Mário Sérgio Venditti Diretor de redação, Carro

Milene Rios Produtora, programa Autoesporte, Rede Globo

Paulo Campo Grande Editor, Quatro Rodas

Rafaela Borges Editora assistente, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo

Roberto Nunes Editor, Veículos, A Tarde

Rodrigo Samy Repórter, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo

Thais Villaça Repórter, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo

Thiago Lasco Repórter, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo

Tião Oliveira Editor, Jornal do Carro, O Estado de S. Paulo

Werther Santana Fotógrafo, O Estado de S. Paulo

Fonte: Estadão, Jornal do Carro