Turismo

Você está em: AD Goiana > Conheça > Turismo

As praias também fazem parte dos atrativos de Goiana. Ao todo são seis em sua orla marítima, que conta com 18 km de extensão, uma joia totalmente beijada pelo Oceano Atlântico. A mais frequentada é Ponta de Pedras, que abriga a Ponta do Funil, o ponto mais oriental do estado de Pernambuco. As demais são Carne de Vaca, Tabatinga, Catuama, Barra de Catuama e Atapuz. Confira cada uma delas:

Catuama

Barra de Catuama-Pontas de Pedra

A praia de Catuama tem águas claras, arrecifes e areia molhada. Na maré baixa, se encontram bancos de areia, pedras e piscinas naturais. Está localizada na vila homônima, entre as praias de Ponta de Pedras e de Barra de Catuama. A maioria das casas encontradas na comunidade são de veraneio. É uma das praias mais agitadas do litoral goianense no verão. Fica a 49 km do centro de Goiana e a 72km da capital do Estado, Recife.

Acesso: BR-101 e PE-49, chegando a Ponta de Pedras e seguindo, ao norte, pela Avenida Beira-Mar.

Atapuz

_DSC0909

A praia de Atapuz é localizada em uma vila de pescadores, entre a Ilha de Itapessoca (também chamada de Ilha do Celeiro) e o Canal de Santa Cruz. Com faixa estreita de areia (300m de extensão) é bastante utilizada para a prática de pesca, passeios marítimos e esportes náuticos. Na pequena orla existem bares onde pode se desfrutar de uma bela paisagem com visão para o norte da ilha de Itamaracá. A localidade possui algumas pousadas para receber turistas. Por sua proximidade do Projeto Peixe-Boi, que tem seu centro nacional em Itamaracá, há possibilidade de se ver o mamífero, espécie em fase de extinção, em suas águas. Coqueiros, vegetação rasteira e pés de frutas também fazem parte da paisagem local.

Acesso: BR-101 e PE-49

Tabatinga

_DSC0033

A praia de Tabatinga possui coqueiros, mangues e casas de veraneio. Fica localizada em uma área entre as praias de Carne de Vaca e Ponta de Pedras. Até por ser uma propriedade privada é a praia menos movimentada do município, sendo de fácil encontro com animais nativos da Mata Atlântica.

Acesso: BR-101 e PE-49.

Carne de Vaca

?????????????

Carne de Vaca é a primeira praia do litoral de Pernambuco. Tem um estreito areal, com ondas pequenas e fracas. Quando a maré baixa possui bancos de areia antes dos seus arrecifes. Fica localizada em uma vila de pescadores e catadoras de mariscos – as famosas marisqueiras de Carne de Vaca -, com poucas casas e uma vasta área de coqueiros. Ao norte da comunidade fica o Loteamento Canoé, grande área de casas de veranistas que vão à praia na alta estação, nos feriados e em comemorações como a Festa de Santa’Ana, padroeira da localidade, realizada no mês de julho. Carne de Vaca é beleza logo na chegada, onde do alto de uma grande ladeira o visitante se depara com uma bela vista do mar e do litoral sul do vizinho estado da Paraíba. Outro atrativo é a foz do Rio Goiana, onde se encontram manguezais e alagamentos. Ali próximo existem bares e uma balsa faz a travessia para o litoral paraibano, consistindo a empreitada num belo passeio por águas calmas e límpidas. Em 1990, a praia foi cenário para as filmagens do seriado Riacho Doce, da Rede Globo.

Acesso: BR-101 e PE-49.

Ponta de Pedras

Pontas de Pedra - Patio da Igreja (2) - Cópia

Um dos três distritos de Goiana, Ponta de Pedras é a praia mais frequentada de todas do município. É lá que fica a Ponta do Funil, o ponto mais oriental do estado de Pernambuco. Possui ondas fracas, areia fina e diversas colônias de algas na água. Em Pontas de Pedras é fácil de encontrar vários barcos de pescadores ancorados perto da costa. É a praia mais famosa de Goiana, sendo também a mais badalada, recebendo milhares de turistas no verão. Possui um calçadão para a realização de eventos, bares, restaurantes e quiosques padronizados na beira-mar. Outros atrativos da localidade são o Farol de Ponta de Pedras, datado de 1918, e os mergulhos no fundo do mar para avistar os destroços do Vapor Bahia, que naufragou entre 12 a 18 milhas da costa, em 1887. Ponta de Pedras localiza-se no oeste do município, a 48 km do centro de Goiana e 70 km da capital do Estado, Recife.

Acesso: BR-101 e PE-49.